sexta-feira, 13 de março de 2009

PRODUÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL : Espaço, capitalismo e globalização

Questões objetivas
01. (UFRN-2006) Sabendo-se que o espaço geográfico é uma produção histórica resultante das relações entre os homens e destes com a natureza, e considerando-se as etapas de evolução do capitalismo, é correto afirmar:
A) o capitalismo industrial promoveu o declínio do poder feudal e fez emergir as monarquias absolutistas com caráter nacional, as quais deram origem às nações e às democracias modernas.
B) a passagem do capitalismo comercial para o industrial imprimiu uma nova produção do espaço, caracterizada pelo surgimento de bairros operários e pela formação de monopólios.
C) o capitalismo comercial reafirmou, no campo, uma nova organização política e social, na medida em que, com a modernização da agricultura, passou a comandar as atividades econômicas.
D) a consolidação do capitalismo financeiro e da globalização, no final do século XX, intensificou os conflitos armados pela conquista de territórios e reorganizou o espaço, expandindo o neocolonialismo pelos continentes africano e asiático.
02. O modo de produção capitalista expande-se desde a decadência do feudalismo, a partir de um maior incremento da atividade comercial , impulsionada pelas grandes navegações a partir do século XV. No entanto o capitalismo só se torna pleno com o advento das Revoluções Industriais dos séculos XVIII e XIX, consolidando suas características essenciais.
Dentre as características do capitalismo expostas a seguir, assinale a alternativa incorreta:
A) O capitalismo tem como particularidade a propriedade privada, que está na base das diferenças sociais.
B) No sistema capitalista há a utilização da moeda e a relação de trabalho é assalariada.
C) Apesar de inicialmente ter ocorrido diferenciação nas classes sociais (burguesia x proletariado), o capitalismo vem conseguindo distribuir melhor a renda nos países que o adotam.
D) A economia capitalista é a de mercado, cuja a base das trocas é através do jogo da oferta e da procura.
03. (UFRN-2006) O espaço geográfico contemporâneo apresenta um entrecruzamento de redes que objetiva realizar diversos fluxos, principalmente de comunicações, de mercadorias e de capitais.
Considerando-se a informação acima, é correto afirmar:
A) a abrangência espacial das redes de comunicação ampliou o comércio internacional e acelerou os fluxos de capitais e de mercadorias, eliminando as diferenças socioespaciais entre os lugares.
B) a distribuição espacial dos nós de interconexão na rede acontece de forma simétrica, impossibilitando as ações econômicas globais.
C) a abrangência espacial das redes unificou os fluxos de comunicação entre os diversos lugares e descentralizou o domínio da tecnologia da informação.
D) a distribuição espacial das redes, de forma desigual, permite que as áreas com maior densidade de infra-estrutura apresentem um diferencial de produtividade espacial, atraindo, assim, maior número de investimentos.
04. (UFRN-2007) A produção do espaço geográfico é um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela sociedade e pelo progresso técnico vigente em cada momento histórico. Assim, com o desenvolvimento técnico-científicoinformacional, traço marcante do mundo atual, o espaço geográfico
A) passou a ser produzido de forma generalizada, tendo em vista a distribuição homogênea do sistema técnico em escala global.
B) tornou-se mais denso em objetos artificiais, permitindo a aceleração dos fluxos da economia informacional.
C) foi unificado pelo surgimento das cidades globais, devido à distribuição uniforme do sistema mundial de redes de informações.
D) tornou-se globalizado, em virtude da universalização do acesso da população mundial aos objetos técnicos e informacionais.
05. (FUVEST-2007) O mapa ao lado (Fontes: Folha de S. Paulo, 12/12/93 e Atlas de la diversidade, 2004.) representa as áreas de cobertura dos satélites utilizados pela CNN, uma das principais redes mundiais de comunicação. Com auxílio do mapa, é possível afirmar que as grandes redes de comunicação
A) têm como principal meta a divulgação das diferentes perspectivas de compreensão acerca de distintos problemas mundiais.
B) mantêm independência entre o conteúdo da informação e os interesses geopolíticos dos principais governos do mundo.
C) contribuem para a criação de uma cultura mundial, desenvolvendo padronização da percepção de conjunturas internacionais.
D) favorecem a criação de um mercado mundial, permitindo intercâmbio paritário entre culturas.
E) foram implantadas para se obter livre acesso à informação, resolvendo o problema do isolamento cultural.
06. (UFRN-2007) Sobre o Fórum Social Mundial (FSM), realizado pela primeira vez em janeiro de 2001, na cidade de Porto Alegre (RS), é correto afirmar:
A) É uma entidade, constituída por diversas organizações governamentais e não-governamentais, que combate as idéias globalizantes do neoliberalismo.
B) É uma organização sociopolítica de caráter democrático dos países subdesenvolvidos que faz oposição ao desenvolvimento do capitalismo.
C) Trata-se de um espaço de debates democrático de idéias e de formulação de propostas opositoras ao neoliberalismo e ao processo de globalização comandado pelas grandes corporações.
D) Trata-se de um acordo firmado entre as organizações que representam os interesses econômicos da sociedade dos países subdesenvolvidos para combater as ações imperialistas e globalizantes do capitalismo.
07. (UFRN-2005) A história da incorporação das técnicas no espaço geográfico passou por três etapas distintas:
o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Este é um meio geográfico onde o território inclui necessariamente ciência, tecnologia e informação.
Ainda sobre o meio técnico-científico-informacional, pode-se afirmar:
A) inicia-se antes da Segunda Guerra Mundial e apresenta uma divisão técnica e social do trabalho baseada na utilização intensiva de energia e de matéria-prima.
B) começa após a Segunda Guerra Mundial e organiza o espaço sob a estruturação de redes, integradas virtualmente por meio das tecnologias da informação.
C) surge no início do século XX e apresenta uma produção de objetos técnicos e culturais por meio de uma interação no espaço da ciência e da técnica.
D) emerge nas últimas décadas do século XX e considera o espaço como produto exclusivo de reprodução da técnica e do uso de tecnologias de bases virtuais e digitais.
08. (UFCG-2006) A globalização está sendo vivenciada pela sociedade nas dimensões econômicas, tecnológicas, ambientais, políticas e culturais, constitui o momento atual do capitalismo e se manifesta mais intensamente no plano econômico. Sobre esse momento atual do capitalismo é INCORRETO afirmar que
A) o poder das instâncias reguladoras dos Estados Nacionais foi fortalecido com a globalização, graças à imposição de regras, de exigências e de controle aos movimentos de circulação e acumulação de capital.
B) o poder dos conglomerados transnacionais foi reforçado. Eles funcionam como verdadeiros atores globais e influenciam na economia de países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
C) a acessibilidade aos diversos mercados, de modo simultâneo, tem facilitado as operações financeiras, através das bolsas de valores, que comandam a circulação do capital.
D) a defesa de mercados supra-nacionais é efetuada graças à associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.
E) as decisões de instituições financeiras, de grandes corporações e de organismos internacionais alteram as relações econômicas, políticas e sócio-espaciais no mundo.
09. (UFCG-2006) No final do século XX surgem movimentos sociais que expressam vinculação com o fundamentalismo religioso. Como suas manifestações têm trazido repercussões políticas em escala global, esses movimentos estão sendo denominados de “contraglobalização” ou “anti-globalização”, uma vez que se propõem a
A) atuar na direção de uma globalização que possa estar a serviço dos excluídos, na defesa do meio ambiente, das diferenças religiosas, étnicas e de gênero.
B) eliminar as diferenças econômicas e culturais existentes entre os países do Oriente e os do Ocidente, com vistas à uniformização dos padrões de consumo.
C) contrapor-se ao mundo ocidental e ao sistema sócio-econômico vigente a partir da difusão da cultura e do modo de vida dos povos hindus.
D) formar um estado e regime político fundamentados em dogmas religiosos, como forma de preservar a identidade cultural e territorial.
E) dotar os países do Oriente Médio de uma maior competência técnica e de melhor qualificação profissional na direção de uma globalização alternativa.
10. (UFRN-2004) A globalização dos padrões culturais faz parte das estratégias de reprodução das grandes empresas capitalistas. Como um dos resultados desse processo, temos a expansão da chamada indústria cultural, que
A) estimula a produção e difusão de produtos adequados à economia de mercado, criando e modificando comportamentos e hábitos de consumo.
B) valoriza as particularidades locais e regionais da população, reproduzindo sua mentalidade, hábitos e padrões culturais.
C) cria um modelo de desenvolvimento econômico centralizado na ação do Estado, favorecendo a eficiência do sistema capitalista de produção.
D) consolida as práticas econômicas, seguindo a lógica do mercado e garantindo aos diferentes povos o acesso aos bens de consumo por meio da interferência do Estado.
11. (UFRN) A produção do espaço mundial resulta da expansão do modo de produção capitalista, que se intensifica com o processo de globalização da economia, expresso em transformações socioespaciais como
A) a descentralização espacial da riqueza, considerando que a globalização promoveu ainda mais a expansão do mundo capitalista.
B) o desemprego estrutural que contribui para a deterioração das condições de trabalho tanto nos países subdesenvolvidos como nos países de economia pós-industrial.
C) o crescimento do comércio mundial, de forma semelhante entre todos os países, em decorrência dos avanços tecnológicos informacionais.
D) a reestruturação produtiva que contribui para uma nova espacialidade industrial descentralizando, assim, o processo de acumulação e reprodução do capital.
12. (UFRN-2008) O modelo industrial predominante no século XX vem passando por um progressivo declínio, em decorrência da Revolução Técnico-Científica, que inaugurou profundas mudanças no processo produtivo. Essa Revolução se caracteriza pelo
A) uso intensivo do petróleo como fonte de energia alternativa nas atividades que empregam tecnologia de ponta.
B) aumento da produção de bens e serviços baseado na flexibilização produtiva e na agregação de conhecimento.
C) crescimento da produção de bens e equipamentos, fundamentado na rigidez produtiva e na indústria de base.
D) excessivo uso do carvão como fonte de energia para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia.
13. (VUNESP-2007) Como é o lugar Existe, existe o mundo
quando ninguém passa por ele? apenas pelo olhar
Existem as coisas que o cria e lhe confere
sem ser vistas? (…) espacialidade? (…)
(A Suposta existência. Carlos Drummond de Andrade. In: A paixão Medida)
O trecho do poema acima nos remete à reflexão sobre a existência:
A) do mundo em cada espaço da Terra que resiste a influência da globalização atual.
B) do lugar, entendido como espaço geograficamente criado pelas relações sociais locais/globais.
C) do espaço geográfico, numa perspectiva de que ele é uma criação meramente subjetiva.
D) de uma relação inexistente entre o local e o global nos tempos atuais da globalização.
E) de uma relação criada pela necessidade do que queremos ver e o que, de fato, é concreto.
14. (UFPA-2008) O atual espaço geográfico mundial, nos últimos anos, tem passado por um acelerado processo de reestruturação, fruto da revolução tecnológica e da abertura dos mercados nacionais.
Sobre a referida reestruturação do espaço geográfico mundial, é correto afirmar que
A) há uma crescente interdependência dos mercados, fruto da abertura das economias nacionais e do avanço tecnológico dos meios de transportes e comunicações, o que tornou a circulação mais rápida, intensificando os fluxos de mercadorias, capitais e informações.
B) o novo espaço industrial se caracteriza por funcionar em rede e, embora a gestão empresarial seja mantida nas principais metrópoles globais, a produção está cada vez mais desconcentrada, direcionando-se às grandes cidades.
C) a dimensão cultural da globalização provoca a padronização dos costumes, tendo como referência os hábitos dos países centrais, sobretudo dos Estados Unidos. Essa tendência enfrenta resistência em algumas regiões do mundo, como o Oriente Médio, porque grande parte da população dessa região busca um modo de vida mais consumista.
D) a reestruturação da economia mundial altera o mundo do trabalho, o que provoca a expansão do desemprego estrutural. Esse novo tipo de desemprego ocorre nos países periféricos e é fruto de mudanças irreversíveis, como a automação das atividades e a desconcentração produtiva.
E) há um fortalecimento das transnacionais, pois estas assumem várias funções que antes eram exercidas pelos Estados, como o controle dos meios de comunicações e energia. Além disso, essas corporações vêm expandindo suas áreas de influência, por meio de processos de fusões e aquisições, o que tem eliminado as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais.
15. (UFPB-2008) Leia o texto:
“Todos nós temos o nosso lugar e sabemos onde ele fica. Sempre, desde que nascemos. Quantas vezes já lhe perguntaram: De onde você é? Você já sabe, é o lugar onde você nasceu. Foi (e será sempre) o seu primeiro lugar.” (PRATA, apud ALMEIDA E RIGOLIN, 2001, p. 10).
Lugar é um dos principais conceitos geográficos e caracteriza-se por uma série de relações: políticas, econômicas e sociais, que se estabelecem em diferentes escalas.
De acordo com o texto, lugar pode ser considerado como:
I. O espaço que é familiar, faz parte da vida cotidiana e dá ao indivíduo identidade própria.
II. Um conjunto de espaços que estão relacionados aos acontecimentos naturais, tais como terremotos, erupções vulcânicas e outros.
III. Um conjunto de formas que, num dado momento, exprime as heranças que representam as sucessivas relações entre o homem e a natureza.
IV. O limite imaginário marcado pelas relações sociais de poder que divide o município, estado, nação etc.
Está(ão) correta(s) apenas:
A) IV B) I C) III D) I e III E) III e IV
16. (UFCG-2009) A apreensão do lugar consiste na interrelação dos processos local-global–local considerando, exponencialmente, o campo de forças estabelecido entre a cultura objetiva e a cultura subjetiva.
Sobre o conceito de LUGAR é INCORRETO afirmar:
A) O lugar é tido como um intermédio entre o mundo e o indivíduo. Neste, a lógica do desenvolvimento dos sistemas sociais não se manifesta pela unidade das tendências opostas à individualidade e à globalidade.
B) A realidade que se constrói no lugar é tensa, pois se refere a um dinamismo que se recria a cada instante/momento entre homens, empresas, instituições e meio ambiente construído.
C) No lugar as relações são, permanentemente, instáveis, em que globalização e localização, globalização e fragmentação são termos de uma dialética que se refaz com freqüência.
D) A individualização e especialização produtiva de cada lugar (re) produz sua rede urbana, função urbana, estrutura e uso do solo, habitação, renda, segregação social, meios de consumo e informação, papel do Estado entre outros. A uma maior globalidade corresponde uma maior individualidade.
E) Ao revisitar os lugares, no mundo atual, encontraremos novos significados, novas identidades, pois esses são construídos no cotidiano/mundo vivido e considera as variáveis: objetos, ações, técnica, informação e tempo.
17. (UERN-2008) “A mundialização do capitalismo, por conseguinte, é um fenômeno novo na economia. Segundo Ricardo Petrella, ele é formado por um conjunto de processos que possibilitam produzir, distribuir e consumir bens e serviços.”
(OLIVEIRA, A. U. de. apud ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998, p. 246)
São exemplos dos referidos processos no trecho anterior, EXCETO:
A) Mecanismos de valorização dos meios de produção e que sejam organizados em bases mundiais, como as patentes.
B) Normas e padrões mundiais para mercados mundiais regulamentados ou em regulamentação.
C) Fácil identificação da territorialidade cultural local em virtude das inúmeras inter-relações e integrações mundiais.
D) Criação de organizações em bases mundiais com uma cultura de organização que seja aberta e tenha como meta uma estratégia mundial.
Questões discursivas
01. (FUVEST-2005) Nas últimas décadas, em Davos, na Suíça, vem ocorrendo anualmente um dos mais importantes eventos sobre a economia mundial. Participam dele especialistas, empresários e governantes que se dedicam a discussão e proposição de metas econômico-financeiras para o planeta.
No final da década de 1990, diversas entidades não-governamentais de vários países associaram-se para se contrapor às resoluções de Davos, criando um outro tipo de evento global, que também vem sendo realizado anualmente desde 2001.
a) Identifique os eventos citados.
b) Caracterize o evento de contraposição mencionado quanto a seus objetivos e participantes.
02. (UFRN-2005) No atual período do capitalismo, vivemos um novo meio geográfico. Esse meio, além de ser adaptado às exigências da economia globalizada, tem incorporado ao espaço objetos que apresentam, cada vez mais, conteúdo de ciência, técnica e informação.
Explique a importância das redes informacionais – internet e televisão – para a relativização entre espaço e tempo na vida cotidiana das pessoas.
03. (UFRN-2007) A “queda do muro de Berlim”, ocorrida no final de 1989, é um dos marcos do surgimento de uma “nova ordem mundial”, que pode ser compreendida a partir de duas dimensões: a geopolítica e a econômica.
Explique as mudanças geopolíticas e econômicas decorrentes dessa “nova ordem mundial”.
04. (UFRN-2006) No atual período tecnológico, científico e informacional, o tempo social, principalmente nas grandes cidades e nas metrópoles, tem sido cada vez mais veloz.
Explique de que modo essa velocidade tem interferido na produção e na configuração desses espaços geográficos.
05. (FUVEST-2002)
Analise os croquis cartográficos e caracterize a organização da economia mundial em cada período indicado.

06. (FUVEST-2007) Observe o mapa.
Fonte: Atlas geográfico escolar, IBGE, 2002.
a) A divisão por continentes, no mapa acima, representa adequadamente a atual regionalidade do mundo?
Justifique.
b) Apresente, em forma de texto, outra possibilidade de divisão regional do mundo. Justifique.
GABARITO OBJETIVAS
01.B; 02.C; 03.D; 04.B; 05.C; 06.C; 07.B; 08.A; 09.A; 10.A; 11.B; 12.B; 13.B; 14.A; 15.D; 16.D; 17.C

Um comentário:

Anônimo disse...

otimo